Menu

19 de janeiro de 2014

Olho por Olho, de Jenny Han e Siobhan Vivian

Fala, galera, tudo bem com você? A resenha de hoje é em dupla! \o/ Eu e a Dai, do No Universo da Literatura resenhamos juntos Olho por Olho e o resultado vocês conferem agora (preto: Dai/ laranja: Gus):

Autoras: Jenny Han e Siobhan Vivian
Número de páginas: 320
Ano: 2013
Editora: Novo Conceito

SINOPSE: Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!

Você já quis se vingar de alguém? Dar o troco? Acertar as contas? Se sim, já imaginou se tudo o que você planejou começasse a ficar fora de controle? Isso é Olho por Olho. Quando a Novo Conceito anunciou essa obra e eu li a sinopse da história senti a vontade de lê-lo na hora. Dito e feito, aqui estou em uma resenha dupla com a Dai, meu dengo, para discutirmos um pouco a trama de Jenny Han e Siobhan Vivian.

Confesso que quando vi esse livro não senti vontade em lê-lo, mas o Gustavo acabou me convencendo. A principio pensei que seria somente mais um livro juvenil igual aos outros, mas me enganei. Ele é um juvenil bem escrito e a narrativa pelo ponto de vista das três personagens foi algo inteligente por parte das autoras, pois tudo se interliga e nos permite conhecer cada uma mais a fundo, e também o alvo de suas vinganças.

A história foi um pouco diferente do que eu imaginei, e eu gostei de ser surpreendido, embora minha primeira impressão fosse de um começo confuso, complicado. Todos os traumas e mágoas que as garotas enfrentam ou enfrentaram não é explicado inicialmente, então fiquei perdido nessa parte e até eu entender toda a trama foi-se uma boa quantidade de páginas. Quando tudo vai se esclarecendo, percebi que é intencional o não explicar no início, mas achei que faltou uma introdução melhor elaborada quanto a esses suspenses nas revelações; não é um daqueles livros que te prende logo no começo. Mas ele melhora. Bastante.

Olho por Olho tem uma característica peculiar e intrigante, há certo mistério, algo que nos atrai para as páginas e nos envolve completamente. Eu não conseguia parar de ler, e não parei até fechar a última página. Você quer saber como tudo terminará, se dará certo ou não, nos aproximamos tanto dessas três meninas que a leitura te suga de uma forma que parece que a vingança delas se torna a sua também.
"Sinto que estou mais próxima de Kat e Mary do que qualquer um dos meus outros amigos. Nós três somos um círculo. Estamos ligadas uma às outras agora. Posso sentir. Sinto poder também. Toda a conversa, o trabalho duro, as brincadeiras que fizemos, isso tudo nos trouxe até aqui e agora." 
Dentre as três, a que mais gostei e me chamou a atenção foi Mary, a mais quieta e fechada. Para mim a história dela é a mais forte, tocante, é difícil não ficar com raiva por ela. Kat e Lilia também têm seus motivos, mas tudo o que aconteceu com Mary é cruel, sujo. É muito complicado para ela lidar com a vingança, pois seu psicológico ficou muito abalado. Eu senti uma condolência pela personagem e pelos seus traumas.

Han e Vivian formaram uma parceria que deu certo, Olho por Olho é mais que eu esperava, me surpreendeu em alguns momentos, mas o melhor, me envolveu em sua história e teve um desfecho que me deixou louca para ler a continuação, Dente por Dente. O que me incomodava era a personagem Rennie, a patricinha chata, alvo de uma das vinganças, seu jeito forçado, a inveja que ela tinha de Lilia, me dava nojo. Essa é uma personagem que eu me vingaria com certeza rsrs. A pitada de mistério inserida, da um "tchã" também ao livro, deixando-o um pouco mais sombrio. Entretanto vingança é vingança, e eu acredito naquela ideia de que tudo que fazemos um dia volta contra nós mesmos. Eu não teria coragem de fazer o que essas meninas fizeram, mas enquanto lia eu torci por seus planos darem certo.

Concordo com a Dai, a união das autoras casou muito bem, embora, como disse, a introdução acabou deixando a desejar, mas enquanto a história vai se desenrolando a narrativa das autoras melhora muito, tudo vai ficando sério, os trotes e as armações vão ganhando proporções inesperadas e o final deixa muitas dúvidas no ar. Estou louco para ler a continuação e descobrir o desfecho dessa história tão surpreendente.

Com folhas amareladas, diagramação simples, fonte de tamanho bom, além de uma capa linda com as três meninas (não sou fã de capas com pessoas, mas devo admitir que essa ficou show!), a edição da Novo Conceito ficou muito bonita e atraente.

5 comentários:

  1. ah, eu gostei mais de Kat rsrsrs
    mas é um livro ótimo, li mto rápido. Estou ansiosa pelo desfecho...
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria, eu também gostei da Kat, mas meu coração é da Mary ahuahauhauha
      Eu também tô muito ansioso pra saber o que vem por aí
      Beijos!

      Excluir
  2. Oie Gus!
    Gostei bastante do enredo do livro, mas nada que me faça querer lê-lo para ontem.
    Bacana a ideia da resenha de vocês assim,.
    Beijos e até mais,
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, quando tiver a oportunidade, leia! Vale a pena.
      Obrigado *-*
      Beijos!

      Excluir
  3. Adorei a resenha de vocês, e concordo com tudo!

    Eu, assim como o Gustavo, fiquei super ansiosa para ler o livro logo de cara e adorei a leitura. Fui surpreendida demais, mesmo que sentisse falta de algumas coisas. Já estou com "Dente Por Dente" aqui (ainda não li), mas ainda estou em dúvida a respeito do livro. Um lado meu está doido para ver o que acontece, e outro lado está meio receoso, pois disseram que as autoras colocaram algo sobrenatural nesse segundo livro. Vamos ver, né...

    Beijos,
    Mariana M.
    http://magialiteraria.net/

    ResponderExcluir