Menu

28 de agosto de 2013

Alma?, de Gail Carriger

Número de páginas: 308
Editora: Valentina

Alexia Tarabotti não é o exemplo de filha que toda mãe queria ter, principalmente vivendo na alta sociedade londrina na Era Vitoriana. Segundo as más línguas, ela é uma solteirona, desbocada e muito atrevida. Imaginem então se eles soubessem que ela é uma preternatural, ou seja, que ela não possui alma, e que ainda por cima herdou esse gene de seu pai, um italiano (!!!)

Ela vive com a mãe, o padrasto e duas meias-irmãs, e todos os dias tem de aguentar a implicância dos familiares pelo seu jeito diferente de ser. A matriarca da família nunca perde uma oportunidade de jogar na cara da filha mais velha o fato dela ainda não ter casado. Isso é um absurdo!

A partir do momento que um vampiro sem educação ataca a protagonista em uma festa, e ela, sem querer, acaba matando o ser sobrenatural com a ajuda de sua inseparável sombrinha, vários acontecimentos se desencadeiam, e a segurança e a vida de Alexia estão em perigo.

Com vampiros desaparecendo (e outros aparecendo), Lorde Maccon, conde, lobisomem e rico, entra na história para averiguar os ocorridos e desvendar o que pode estar por trás de tudo. Bom, além disso, ele tem que lidar com uma Alexia muito temperamental, o que pode ser mais difícil que muito mistério por aí...

Alma? está nos meus desejados desde que li várias resenhas positivas a respeito do livro na blogosfera. Fiquei muito feliz quando acabei ganhando-o no Top Comentarista do blog do Léo, o Um Leitor a Mais

Foi minha segunda experiência com o gênero steampunk, e fiquei muito feliz de ter sido surpreendido novamente com esse tema, pois é algo novo para mim, ainda mais misturado a seres que eu já conheço a tempos, como vampiros e lobisomens.

O livro foi me ganhando aos poucos. O começo é um pouco lento, embora tenha ação logo no início, demorou um pouco para a leitura fluir. Quando me acostumei com a narrativa da autora e com o jeito de Alexia, o livro andou.

Um dos motivos do começo não fluir tanto para mim é a personalidade forte e marcante da protagonista. Fiquei meio receoso com essa característica da personagem e confesso que no princípio não fui muito com a cara dela. Depois que me acostumei com seu jeito, me afeiçoei a Alexia, e qualquer hora dessas preciso tomar um chá em sua ilustre companhia.

Gail Carriger tem uma narrativa bastante detalhista, intensa, que move a história e não deixa o livro se perder. O fim de cada capítulo é uma brecha para novas confusões e isso faz com que o leitor fique preso à história e queira ler mais e, embora os capítulos sejam grandes, o desenvolvimento e as conversas são envolventes, o que faz com que o leitor nem se atenha ao número de páginas.

As cenas de Alexia e Lorde Maccon são extremamente engraçadas! Me peguei rindo em muitas delas. Além disso, o livro tem um toque caliente, que enlaça muito bem com o enredo e deixa a história ainda mais divertida.

Ah, falando em Lorde Maccon, o personagem me chamou atenção logo no início, o Alfa da Alcateia de Woolsey consegue ser tão genioso quanto a protagonista Alexia, e quando os dois se juntam em cena falta sair fogo pelas páginas. Quem tem os papéis de "amenizar" o clima na história são o Professor Lyall, Beta no comando da Alcateia e intelectual, que me ganhou desde o princípio com com seu jeito sério e profissional; e Lorde Akeldama, um vampiro pra lá de extravagante, que vai se mostrando aos poucos no livro e tem grande importância para o desenrolar da trama.

O clímax é arrepiante e o desfecho vai te deixar com o gostinho de quero mais. O melhor é que Metamorfose?, nome do segundo livro dessa série O Protetorado da Sombrinha, está previsto para ser lançado no começo de 2014! \o/

Falando do design do livro, a Editora Valentina fez um excelente trabalho com o livro, está lindo! A capa tem um verniz em alguns pontos, as orelhas são imensas (orelhas imensas ), as folhas são amareladas e a diagramação tem alguns detalhes que embelezam ainda mais as páginas.
Foi o primeiro livro da editora que leio e fiquei encantado com o capricho que eles tiveram. 
No final, há uma entrevista super bacana e divertida com a autora do livro, Gail Carriger.

Alma? é um ótimo começo para uma série que tem tudo para ser sucesso. Adorei!


COMPRAR: Saraiva | Curitiba | Cultura


5 comentários:

  1. Ai, to doida para ler esse livro, parece ser tão legal! Bem que podia rolar um sorteio dele por aqui né Gus? kkk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante de sua resenha. Também é um tanto novo para mim, esse universo Steampunk. Só li um livro, que foi antologia de contos, da Estronho (Steampink). Mas, depois dessa resenha, vou favoritar. =)

    ResponderExcluir
  3. Inicialmente eu não me interessei muito pelo livro, principalmente por não curtir muito a capa, mas tenho lido tanta coisa boa dele que dá até vontade de ler. Vou deixar anotado aqui.
    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, nunca tinha ouvido falar sobre esse livro. Pareceu bem bacana e me lembra um pouco Cidade dos Ossos. Nunca tinha ouvido falar de Steampunk, parece bem interessante! Sabe, eu não gostei muito da capa, mas pode ser que pessoalmente eu goste mais!
    Os personagens me pareceram bem legais!
    Ótima resenha

    http://recordandopalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Gus!
    Eu confesso que esperava bem mais de Alma?. Peguei o livro com altas expectativas, de tanto ouvir falar dele, e a leitura dele ñ me pegou muito. Achei que a autora sobrecarregou demais o leitor com muitas informações e poucos parágrafos pra digerir. Mas Alexia e Lorde Maccon é só AMOR! Eles dois juntos são demais e valem a pena! <3

    Beijos

    ResponderExcluir