Menu

9 de junho de 2013

Dragões de Éter - Círculos de Chuva, de Raphael Draccon

Número de páginas: 536
Editora: LeYa

Essa resenha pode conter spoilers dos outros livros da trilogia Dragões de Éter.

Leia as resenhas de Caçadores de Bruxas e Corações de Neve.

Eu sei, eu demorei para ler o último livro da trilogia Dragões de Éter, mas eu tenho um bom motivo. Eu não queria terminar. Não queria abandonar os personagens e, mesmo sabendo que haveria um quarto livro, não queria finalizar a história. Mas eu tomei coragem. E li

Pouco tempo se passou do fim de Corações de Neve para o começo de Círculos de Chuva, então, os acontecimentos que não tiveram um desfecho no segundo livro, começam a se desenrolar e buscar uma solução. Ok, nem todos.

A narrativa de Draccon continua leve e intensa, mesmo o livro sendo medieval, o que eu acho fantástico, porque, para mim, muitas pessoas não gostam de livros medievais por esse motivo, são narrativas pesadas, maçantes, e Dragões de Éter tem esse diferencial.

Acho bárbara a forma como o autor consegue inserir personagens dos contos de fadas que conhecemos em um contexto que, no livro, faz todo o sentido.

Tenho que mencionar meu ódio por um personagem nesse livro. João Hanson. Eu sei, eu entendo os motivos pelos quais ele mudou, sei que ele foi forçado a amadurecer, mas ele ficou chato demais. Não dá. 

Comendo pelas beiradas no segundo livro, a Capitã Bradamente foi chegando de mansinho e conquistou meu coração em Círculos de Chuva, ela impõe respeito em uma sociedade machista e mostra que as mulheres sim, podem desempenhar papéis masculinos tão bem como os homens, senão, melhor.

Detalhes de menos deixam o leitor perdido e demais deixam o leitor entediado, Draccon consegue dosar os dois extremos e descrever detalhes na medida certa, deixando o leitor satisfeito e motivado.

Não só João Hanson evoluiu, é perceptível o amadurecimento de todos os personagens,  do primeiro livro pra cá novas responsabilidades surgiram e eles tiveram que enfrentar novos desafios.

Eu já estou roendo as unhas pelo quarto livro da série, tenho certeza que o autor vai me surpreender.  Mais uma vez.

Dragões de Éter é uma trilogia arrepiante, intensa e SENSACIONAL. Recomendo até para quem não gosta de medievais. 

CHUVA DE QUOTES
 Ninguém pode ser considerado totalmente infeliz quando ama. Até o amor platônico tem sua beleza. - página 26.
A dor é inevitável. O sofrimento é opcional. - página 27. 
– Não existe fim. Não existe começo. Tudo simplesmente é. - página 125.
– O Círculo se desfaz, mas ele nunca se rompe. - página 138.

COMPRAR: Saraiva | Submarino | Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário