Menu

6 de fevereiro de 2013

Garota Replay, de Tammy Luciano

Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também... 


Thizi é uma garota normal, que mora com a empregada em um apartamento. Seus pais, depois que aposentaram, viajam pelo mundo, conhecendo novos lugares e se divertindo.

Depois de descobrir a traição do namorado e saber que ele sofreu um acidente e está no hospital, ela decide espairecer. Então ela vai para uma balada qualquer, e encontra ela mesma, em uma versão melhorada, dançando, alí, na pista. O que ela deveria fazer? Quem era aquela garota IGUAL a ela? 

É com essa base que damos início a construção da narrativa. A Thizi é o tipo de protagonista clichê, que a gente já espera algumas atitudes, mas que consegue cativar mesmo assim. 

O Tadeu é aquele namorado canalha, que trai a namorada, mas não assume em hipótese alguma, já o Tito é tipo bacana, que está alí, nas melhores e piores horas, e que sempre tem algo motivador para dizer.

Gostei de como a história se desenvolveu, a escrita da Tammy é super leve e divertida, li em um dia. A Thizi é uma personagem que pensa muito, e eu me peguei rindo com alguns trechos.

A história com a Replay ficou meio que coadjuvante à narrativa, e um outro enredo entrou no papel principal, eu gostei desse enredo, mas achei que a Garota Replay merecia um destaque maior.

O final é realmente SURPREENDENTE, eu havia lido algumas resenhas e todas as que eu li diziam isso, e eu imaginem vários finais, felizes e catastróficos, mas NUNCA pensei naquele final. 

Garota Replay é um livro com uma história leve e fofa, e é gostoso de ler. A narrativa não cansa, e quando você vê o livro acabou. E você sente saudade

A autora do livro, a querida Tammy Luciano, tem outros livros, Fernanda Vogel na Passarela da VidaNovela de PoemasSou Toda Errada.

Quero muito ler Sou Toda Errada, a história me chamou a atenção.

O twitter da Tammy é @tammyluciano e o site dela é esse. Sou um admirador do trabalho dela, que já fez participações em novelas, foi repórter e já foi entrevista pelo JÔ! Tem como não admirar? Desejo muito sucesso a ela, e que venham muitos outros livros.



  

12 comentários:

  1. Li o livro ano passado e, sem dúvidas, o que mais me surpreendeu também foi o final da história. Não imaginava algo como aquilo. Foi realmente surpreendente \o

    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que legal Gustavo. Preciso ler esse livro, vejo taaantas resenhas positivas!

    ~Glaucia
    www.leitorait.com

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muita vontade de ler Garota Replay porque parece muito interessante e porque a Tammy foi uma fofa todas as vezes que conversei com ela. Espero que possa em breve!

    Beijos,
    Mars - Letras de Chá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é uma fofa mesmo, Marcella. Leia mesmo, é bem gostoso de ler.
      Beijos.

      Excluir
  4. Olá, again, Gustavo!
    Então eu já conheço Garota Replay e não foi uma boa leitura para mim, achei bastante maçante. Um livro super pequeno e demorei mais do que o normal para ler. Entretanto, o que salvou o livro de ser um fiasco, no meu entender, foi o final completamente inusitado. O final foi um jogo de mestre da autora que mostrou que tem potencial para criar histórias bem melhores que Garota Replay... assim espero, já que curto muito literatura nacional e prefiro não desacreditar da autora.

    xoxo
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que você não gostou, Camila. Mas o final realmente surpreende muito. Quero ler mais coisas da autora.
      Beijos.

      Excluir
  5. Oie :)

    Quero muito ler esse livro , ele é tão fininho e ao mesmo tempo barato é eu aqui fico com preguiça , acho que vou comprar ele no submarino hoje e acabar logo com isso ! Parabéns pela resenha abraços !

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( segue e comenta :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Gabriel. Já estou a caminho do seu blog.
      Abraços.

      Excluir
  6. Eu tinha tanta expectativa para ler esse livro, que quando li me decepcionei. O livro é bom, mas não achei nada demais. O final realmente é inesperado, mas como eu já havia lido um livro com um final parecido, para mim não foi muita surpresa.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que você não gostou, Sil.
      O final foi o que mais me surpreendeu \o
      Beijos.

      Excluir